Pretende fazer uma Cirurgia Bariátrica?

Avaliação e acompanhamento psicológico para cirurgia bariátrica

A Avaliação Psicológica para a Cirurgia Bariátrica é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, o qual destaca o fator psicológico como um dos critérios para poder submeter um paciente a este procedimento.

A Cirurgia Bariátrica é uma intervenção médica para tratar a obesidade que, ao contrário do que possa parecer, não se resume a uma questão estética, sendo considerada em uma doença, tendo em vista as complicações que pode acarretar ao corpo e à saúde. No entanto, a cirurgia sozinha não garante o sucesso do tratamento: o paciente deve preparar-se desde o pré-operatório, modificando hábitos de vida para lidar com o pós-operatório imediato e os anos seguintes ao ato cirúrgico.

A atuação do psicólogo visa identificar a carga emocional do paciente relacionada à alimentação e questões que possam interferir na disciplina necessária para o sucesso do tratamento. Essas questões podem estar tanto no próprio paciente quanto na família e suas relações.

O acompanhamento psicológico prepara o paciente frente à reorganização de hábitos, reeducação alimentar, mudança da imagem corporal e impactos comportamentais e emocionais a ela associados, assim como repercussões sociais.

Vale lembrar que o tratamento para a obesidade após a cirurgia bariátrica é multidisciplinar: seguir as orientações médicas, receber o suporte psicológico, acompanhamento por nutricionista e educador físico. E claro, a atuação consciente da personagem principal deste processo – o próprio paciente!

Quer agendar sua consulta?

É fácil! Preencha o formulário de contato e aguarde retorno.