Avaliação e Terapia Psicomotora

Psicomotricidade: corpo, mente e interação social

A forma de se expressar para o mundo se dá através do corpo, desde a mais tenra idade. E é no corpo que se vivenciam as emoções e experiências do movimento, que contribuem para a construção de se reconhecer como pessoa.

Assim, a Psicomotricidade é a ciência que engloba o estudo do corpo em movimento, considerando sua relação com aspectos psíquicos e o mundo externo. Ou seja, relaciona o corpo (no âmbito físico e neurológico), a mente (aspectos afetivos e cognitivos) e a interação social.

O atendimento psicomotor pode ser realizado em qualquer etapa da vida, mas na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de habilidades que sustentam o aprendizado. A criança com bom tônus muscular, por exemplo, conseguirá permanecer sentada para prestar atenção na aula e não desperdiçará energia na escrita, podendo ter um bom rendimento escolar e, consequentemente, melhor autoestima e conseguir realizar as tarefas. Neste exemplo é possível constatar que o desenvolvimento motor está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento afetivo e intelectual.

A Avaliação Psicomotora avalia os seguintes aspectos:

  • Postura
  • Tonicidade
  • Esquema e Imagem Corporal
  • Equilíbrio
  • Lateralização
  • Estrutura espaço-temporal
  • Praxia
  • Concentração

A Avaliação Psicomotora é indicada quando ocorrem dificuldades no controle da força para a escrita e/ou dificuldades em realizar letra cursiva; postura inadequada; dominância lateral indefinida (destro/canhoto); desatenção; desajustes na noção de direção, distância, tempo e sequência de fatos.

A Terapia Psicomotora é voltada para estabelecer a harmonia do movimento, buscando melhora na qualidade de vida comportamental, emocional e social em diferentes distúrbios, tais como TDAH, paralisia cerebral, autismo, portadores de deficiência, problemas de comportamento, dentre outros.

Quer agendar sua consulta?

É fácil! Preencha o formulário de contato e aguarde retorno.