Psicoterapia

Entenda o que é a Psicoterapia

O sofrimento psíquico requer coragem para olhar além de sua imagem no espelho. E você, tem coragem?

Por muito tempo e mesmo ainda nos dias atuais, a psicoterapia é frequentemente vista como uma forma de tratamento que se aplica a “doentes mentais”, como se o fato de ser encaminhado a um psicoterapeuta fosse um sinal de “perda das faculdades mentais” ou ser “fraco” ou “inferior”. Esta ideia distorcida pode frequentemente afastar muitas pessoas desta abordagem terapêutica.

Diversos fatores podem desencadear a necessidade de um acompanhamento psicológico em qualquer momento da vida, tais como depressão, ansiedade, luto, comportamentos compulsivos, insegurança, tiques, dificuldades de aprendizagem, insônia, estresse e adoecimentos do corpo. Através da fala, é possível acessar o indivíduo como um todo, nos aspectos físico, psíquico, emocional e social.

A Psicoterapia é um processo no qual o paciente trabalha suas demandas emocionais, psicológicas ou comportamentais, conseguindo dar um novo sentido ao valor emocional por trás de cada queixa ou sintoma. Não é um processo particular de “doentes mentais”, mas sim de qualquer pessoa que busque a sintonia com a qualidade de vida.

A Psicoterapia demanda tempo. Tempo para que o paciente, com o auxílio do psicólogo, elabore seus conteúdos psíquicos para lidar com as dificuldades de forma madura, tomando posse de recursos que frequentemente nem ele mesmo sabia que possuía. O tempo dedicado à psicoterapia é um investimento que se faz na própria vida.

Quer agendar sua consulta?

É fácil! Preencha o formulário de contato e aguarde retorno.