Reabilitação Neuropsicológica

Como restabelecer funções cognitivas?

A Realibilitação Neuropsicológica é um conjunto de atividades práticas que tem como objetivo restabelecer funções cognitivas que estejam prejudicadas.

Estes prejuízos, tais como memória, aprendizagem e concentração, podem ou não estar relacionados a uma variedade de doenças como depressão e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Mesmo em pacientes com comprometimentos profundos associados a doenças neurológicas crônicas como o Parkinson e Alzheimer, bem como sequelas relacionadas a Acidentes Vasculares Encefálicos (AVEs), a Reabilitação Neuropsicológica pode potencializar as funções cerebrais destes pacientes, ainda que respeitando suas próprias limitações. Os resultados destas melhorias podem impactar de forma importante na sua qualidade de vida no âmbito pessoal, familiar, social e profissional. Também favorece a otimização das atividades de vida diária, autoestima, emoções e sentimento de adequação.

É um processo que se baseia nos resultados da Avaliação Neuropsicológica, a qual dará as diretrizes das funções cognitivas a serem trabalhadas e aquelas que auxiliarão neste trabalho.

É de grande importância que o paciente participe do seu processo de reabilitação. O programa de reabilitação é personalizado, montado considerando-se o estilo de vida do paciente, sua personalidade e aspectos cognitivos. Os familiares/cuidadores também devem ser orientados para que estejam aptos a lidar com as demandas do paciente, assim como suas alterações cognitivas.

Quer agendar sua consulta?

É fácil! Preencha o formulário de contato e aguarde retorno.